novembro 23, 2024
Direitos do Paciente com Demência
A miastenia gravis é uma doença autoimune caracterizada pelo ataque aos receptores de acetilcolina nos músculos. Este receptor é responsável pelo início da contração muscular, sendo assim o paciente com a doença desenvolve uma redução importante na força muscular.
Sabe-se que diversos medicamentos podem influenciar a contração muscular, sendo por reduzir diretamente a força e velocidade de contração ou por interferirem na comunicação dos neurônios com o músculo. Como o paciente com miastenia já possui essa dificuldade de comunicação neuro-muscular, alguns medicamentos são contra-indicados por poderem piorar os sintomas da doença.
Abaixo, encontra-se uma lista de medicamentos a serem evitados no paciente miastênico:
Estas são medicações que constam na literatura médica como possíveis desencadeastes de piora dos sintomas no paciente miastênico. Muitas outras medicações podem interferir na doença, devendo-se sempre consultar um médico para o correto julgamento dos riscos e benefícios.
Referências
1. PASCUZZI, R.M.. Medications and Myastenia Gravis. Myastenia Gravis Foundation of America. 2007.
2. DAROFF, R.B.. Disorders of Neuromuscular Trasmission. Bradley’s Neurology in Clinical Practice. 7ed.
3. Contraindication of drus that can make myastenia worse. Myaware – Fighting Myastenia Together. Disponível em <https://www.myaware.org/information-for-medical-professionals/39-xii-contraindications-of-drugs-that-can-make-myasthenia-worse>. Acesso em 18 de outubro de 2017.
4. WITTBRODT, E.T.. Drugs and Myastenia Gravis. Archives of Internal Medicine. Vol 157. 1997.