Direitos do Paciente com Demência
Você sabia que os pacientes portadores de determinadas doenças neurológicas possuem direitos especiais garantidos por lei?
Aqui você encontrará algumas informações sobre esses direitos e como obte-los.
Existem alguns critérios específicos dentro de cada doença que habilitam ou não o paciente a ter acesso a determinados benefícios legais. Existe uma crença geral de que o “CID” é o fator determinante, entretanto o termo CID (Classificação Internacional de Doenças) refere-se a uma classificação da organização mundial de saúde que unifica a nomenclatura e traz um código referente a determinada doença, a real função do CID é que se possam criar estatísticas sobre as doenças, tal como quantas pessoas possuem a doença em determinada cidade, e com isso haver um direcionamento de recursos para prevenção, tratamentos e demais cuidados. Desta forma, o CID possui uma finalidade muito mais técnica do que prática, sendo equivocado dizer que “determinada pessoa possui um CID e isso garante a ela benefícios”.
Então, a avaliação do médico e formulação de laudos descritivos sobre a condição de saúde ou doença, é o fator que ajudará o paciente na obtenção de direitos e acesso aos serviços de saúde mais adequados.
Falando especificamente sobre alguns direitos do paciente com demência, podemos encontrar:
- Auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez;
- Isenção de imposto de renda;
- Instituição de longa permanência;
- Medicações de alto custo fornecidas por Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas;
Este bloco contém conteúdo inesperado ou inválido.
Tentar restaurar
Algumas informações podem ser obtidas através manual disponível no link abaixo, formulado pela Defensoria Pública do Rio Grande do Sul: